Low poo e no poo.
O que são essas técnicas e quais são os benefícios e cuidados a serem tomados? Qual a diferença entre low poo e no poo?
Low poo, traduzindo literalmente do inglês, quer dizer pouco shampoo. Na prática significa usar produtos que não tenham sulfato e outras substâncias como parabenos nos cabelos. Já no poo significa sem shampoo, ou seja, lavar o cabelo sem o uso de shampoo.
Tanto low poo quanto no poo são técnicas de lavagem cujo objetivo é limpar os fios de uma forma mais suave e sem uso de sulfato.
Esses métodos são mais utilizados principalmente pelas cacheadas e crespas, embora venham conquistando cada vez mais mulheres de cabelos lisos e ressecados.
O que é low poo?
A técnica do low poo consiste em utilizar shampoos com agentes de limpeza mais leves. Dessa forma, estão proibidos produtos que contenham componentes como lauril sulfato de sódio.
Geralmente, quem opta pelo low poo usa produtos que contenham agentes de limpeza mais suaves, como o cocamidopropyl betaine e o sulfossuccinato de sódio. Esses shampoos podem fazer menos espuma em comparação aos shampoos tradicionais
Mas, para a técnica dar certo, não basta trocar o shampoo. Além de fazer isso, é preciso cuidar para que todos os outros produtos usados nos cabelos também sigam os mesmos princípios. Você pode, no entanto, usar máscaras e leave-ins que contenham silicones.
Benefícios do low poo
Entre os benefícios do low poo está fazer a limpeza dos fios sem ressecar e retirar a proteção natural do cabelo e manter o cabelo hidratado por mais tempo, fazendo uma higienização mais suave do couro cabeludo.
Substâncias proibidas para low poo
- Parafinnum Liquidum (parafinas)
- Mineral Oil (óleos minerais)
- Petrolatum (vaselinas)
- Sulfatos
O que é no poo?
O método no poo dispensa totalmente o uso de shampoos, mesmo os de formulação mais leve. Assim, quem segue essa técnica não deve utilizar nenhum produto com silicones insolúveis, porque essa substância só pode ser retirada dos cabelos com shampoo.
A limpeza dos fios, por sua vez, pode ser feita com produtos livres de sulfatos, silicones e petrolatos.
O surfactante mais encontrado nas formulações é o Lauril Sulfato de Sódio, que tem como função fazer a limpeza do fio. Porém, como ele tem um alto poder de limpeza, em certas formulações de shampoo ele pode acabar comprometendo fios que são naturalmente mais ressecados, como os cacheados e crespos.
Benefícios do no poo
Por ter entre seus benefícios manter o cabelo hidratado, bem nutrido e, consequentemente, com bastante definição, o no poo chamou a atenção especialmente das cacheadas e crespas.
O método também pode ser muito benéfico para quem tem química no cabelo, como tinturas, e deseja preservar a cor, por exemplo.
Substâncias proibidas para no Poo
- Silicones Insolúveis
- Parafinnum Liquidum (parafinas)
- Mineral Oil (óleo mineral)
- Petrolatum (vaselina)
- Sulfato
Qual a diferença entre low poo e no poo?
No low poo shampoos ainda são usados, mas sem a presença de substâncias como sulfatos e óleos minerais. Já no no poo, o shampoo é proibido e no seu lugar, normalmente, são usados cremes de limpeza.
Como saber se o produto é liberado para low poo?
Para saber se o produto é liberado para low poo, basta ler a lista de ingredientes. Produtos para low poo não podem ter em sua fórmula parafinas, óleos minerais, vaselinas, como o petrolato e sullfatos.